9 perguntas para fazer antes de investir...

Você conseguiu colocar as contas em dia, sair do cheque especial e agora até sobra um dinheirinho no fim do mês. Se essa é sua situação, comece a investir parte da grana para alcançar seus objetivos. Mas, em tempos de juros baixos, ficou difícil escolher um investimento rentável e até mesmo cobrir a inflação do período para fazer seu dinheiro render.

"Hoje em dia, é obrigatório sair do 'feijão com arroz' e diversificar", diz Mauro Calil, consultor em finanças. Mas não adianta confiar somente no diagnóstico do gerente do banco ou do consultor de investimentos, que, muitas vezes, oferecem produtos para cumprir metas.

"Para ter sucesso em suas aplicações, é necessário incorporar hábitos financeiramente saudáveis, como saber quanto está gastando, informar-se sobre investimentos e cortar gastos", afirma Reinaldo Domingos, educador financeiro. Conhecer as respostas para as seguintes perguntas, formuladas com a ajuda de consultores, vai ajudar na hora de definir se um investimento é realmente interessante para você.

1 Quanto eu tenho para investir?
Não adianta investir ao mesmo tempo que paga juros de cheque especial. É preciso colocar no papel e fazer as contas para definir se o investimento cabe no orçamento. Com qualquer quantia, é possível fazer um investimento.
A grande vantagem, porém, de ter uma quantia maior para investir é poder diversificar as aplicações – parte em renda fixa e parte em ações, que significam maior risco, mas podem resultar em uma rentabilidade maior.

2 Meu investimento será contínuo ou único?
Os especialistas não aconselham, mas há quem prefira fazer um investimento único, em vez de investir pouco a pouco todo mês. Novamente, é preciso fazer as contas para definir se o 13º salário ou o bônus de fim de ano, por exemplo, não vão fazer falta se forem aplicados de uma vez.
http://exame.abril.com.br/revista-voce-sa/edicoes/181/noticias/9-perguntas-para-fazer-antes-de-investir

Nenhum comentário: