A cada segundo, 1.000 buscas são feitas por consumidores no site do Mercado Livre, principal empresa de comércio eletrônico do Brasil. Essas pesquisas resultam em 120 compras por minuto.
Em 2012, 17 milhões de compradores e 6 milhões de vendedores usaram a plataforma da companhia, que está presente em 13 países e tem o Brasil como seu principal mercado, responsável por 50% de seu faturamento, de 373 milhões de dólares. Empresas digitais, como o Mercado Livre, são os ícones da era em que a informação é o bem mais valioso.
Helisson Lemos, diretor-geral do Mercado Livre: "A quantidade de dados é muito grande, mas você não pode ter medo de errar".
Nesses negócios, tudo é índice, estatística, dado. O Mercado Livre conhece cada detalhe de suas transações: quem compra, quem vende, os valores, a hora, o local, qual produto. As ferramentas de pesquisa são capazes de detectar variações de comportamento dos usuários e de projetar tendências que ajudam a planejar suas próximas ações.
Ajudam, mas não definem. Por mais que a tecnologia dê segurança, a palavra final ainda é do homem. Mesmo em uma empresa em que todos os números estão disponíveis, tomar decisões continua a provocar angústia.
"A quantidade de dados é enorme, você não consegue lidar com todos", diz Helisson Lemos, diretor-geral do Mercado Livre no Brasil e vice-presidente do grupo. "O desafio do gestor que toma decisão é transformar essa montanha de números em informação adequada, que será analisada ao lado de fatores que não controlamos, como concorrência e mudanças do mercado", afirma Helisson.
http://exame.abril.com.br/revista-voce-sa/edicoes/180/noticias/como-tomar-decisoes-melhores?page=1
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