Esses gestores apadrinham o funcionário, dão conselhos, colocam esses discípulos em contato com as pessoas certas e, se tiverem a oportunidade, bancam a promoção deles. É o chamado patrocínio corporativo.
Marco Galáz e Mirela Arroyo Torselli: ele patrocinou a promoção dela.
Essa relação informal, que muitas vezes foi confundida com bajulação e politicagem, traz benefícios para todos: o líder fortalece sua posição, o empregado cresce mais rápido e ganha exposição e a empresa passa a ter um aliado no desenvolvimento de sua mão de obra. Para o funcionário que deseja crescer profissionalmente, o patrocinador é um importante contato.
Diferentemente do mentor, o patrocinador é aquele chefe experiente, que defende o nome de seu protegido diante de projetos ou na decisão de uma promoção. Enquanto o mentor é quem prepara e dá orientações de carreira, o patrocinador dá o aval para que a mesma pessoa alcance cargos mais importantes.
Normalmente, o patrocinador é um antigo mentor que, com o tempo, se tornou mais próximo de determinado funcionário e passou a apoiá-lo de maneira mais continuada. Esse relacionamento depende obviamente do estabelecimento de um vínculo de confiança entre os dois lados: o patrocinador precisa acreditar na capacidade do funcionário e em seu projeto de carreira.
“Em uma empresa, ninguém coloca a própria carreira em risco para defender alguém em quem não confie”, afirma a professora Elza Veloso, da Fundação Instituto de Administração (FIA), de São Paulo, e integrante da equipe de coordenação do Guia VOCÊ S/A – As Melhores Empresas para Você Trabalhar.
Há cinco anos, Mirela Arroyo Torselli, de 29 anos, líder de projetos na Everis, consultoria espanhola de negócios e tecnologia, e Marco Galáz, de 40 anos, sócio-diretor da empresa, se conheceram enquanto trabalhavam em um projeto por um curto período. Depois de um ano, o mentor oficial de Mirela saiu da companhia e ela pediu que Marco o substituísse.
http://exame.abril.com.br/revista-voce-sa/edicoes/177/noticias/encontre-seu-patrocinador
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