Do tom de voz à maneira de gesticular e andar pelo espaço, os aspectos que influenciam a atenção do público são muitos. Pensando nisso, EXAME.com consultou especialistas no assunto para tentar decifrar as estratégias utilizadas pelos oradores de sucesso. Confira um verdadeiro roteiro para arrasar em qualquer apresentação que surgir na carreira, seja para um público reduzido, seja para grandes plateias:
1 Dominar o assunto é dominar o medo de falar em público
Conhecer bem o assunto é o primeiro passo para uma apresentação bem sucedida. “As pessoas têm medo de falar em público quando não dominam o assunto da apresentação”, diz o palestrante e coach Maurício Seriacopi.
De acordo com ele a preparação deve englobar também possíveis dúvidas e interpretações que poderão surgir ao longo da apresentação.
2 Estude a sua plateia
Quem é o seu público? São os diretores da empresa? É uma plateia de jovens, pessoas mais velhas ou mista? Faixa etária, segmento e perfil são aspectos que devem ser analisados. A partir disso você vai decidir o vocabulário empregado, por exemplo.
“Não adianta utilizar um linguajar técnico para um público leigo ou linguagem vulgar para uma plateia composta por especialistas”, diz Reinaldo Polito, professor de expressão verbal e palestrante.
3 Mostre ao público qual a vantagem de prestar atenção ao que você vai dizer
O que as pessoas vão ganhar ao dedicarem atenção ao que você está dizendo? Verbalize esse ganho para estimular o interesse.
“É dizer claramente. Se é um público conservador e o tema é plano de investimento, explique que vai falar de investimentos seguros, tranquilos e que vão ajudar a atravessar um período de turbulência”, explica Polito.
Ou seja, o ganho é algo que pode variar de acordo com os ouvintes. “Se a plateia é formada por investidores agressivos, falar de investimentos seguros não vai captar a atenção das pessoas, por isso é muito importante conhecer características predominantes que permeiam o público”, ressalta Polito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário